A atividade física, fator-chave que reduz o risco de sofrer cancro
O professor Alfonso Jiménez salienta que a prática regular de atividade física e exercício é um fator-chave do estilo de vida que reduz o risco de desenvolver cancro.
- 1
- FEV
Na União Europeia, uma em quatro mortes em 2013 tinha relação direta com o cancro.
Com programas de exercício adequados e supervisionados por profissionais, as pessoas afetadas registam uma redução significativa dos efeitos nocivos dos tratamentos.
Segundo os dados publicados esta semana pelo Eurostat , por ocasião do Dia Mundial contra o Cancro, na União Europeia uma de cada quatro mortes em 2013 estava diretamente relacionada com o cancro (26% do total) até alcançar um número de 1 300 000 mortes. Nos homens, o cancro mais agressivo foi o do pulmão, ao passo que nas mulheres foi o cancro da mama.
A prática regular de atividade física e exercício é um fator-chave do estilo de vida que reduz o risco de desenvolver cancro. Mas os seus benefícios não se limitam a esse papel preventivo. De facto, as provas mostram que com programas de exercício adequados e supervisionados por profissionais, as pessoas afetadas registam uma redução significativa dos efeitos nocivos dos tratamentos ao mesmo tempo que melhoram a sua qualidade e esperança de vida. Estudos importantes de acompanhamento de grupos de pacientes e análises retrospetivas indicam igualmente, inequivocamente, que o exercício reduz a probabilidade de reaparecimento da doença após um tratamento inicial agressivo e que se reduz o risco de se acabar por morrer de cancro.
Apesar da existência de determinadas limitações nos dados oferecidos pela investigação disponível hoje em dia (ainda com poucos estudos randomizados) e o facto de as pessoas com um estilo de vida ativo terem tendência a comer de forma sana, não fumar e ter uma composição corporal mais saudável, um recente estudo de revisão sistemática levado a cabo pelo Instituto Nacional do Cancro no Reino Unido concluía que praticar regularmente entre 2 e 5 horas de atividade física por semana está associado a uma redução significativa (até 60% nalguns estudos) do risco de reaparecimento da doença em pacientes com cancro.
Prof. Alfonso Jiménez, PhD, CSCS, NSCA-CPT, FLF
Diretor de Investigação do GO fit LAB, é Catedrático de Exercício Físico e Saúde e Diretor do Centro de Investigação de Ciências Biológicas Aplicadas e do Exercício na Universidade de Coventry (Reino Unido), e Diretor da Comissão de Investigação e Divulgação da Fundação para a Vida Ativa e Saudável. Além disso, é Investigador.
http://www.coventry.ac.uk/research/research-directories/researchers/professor-alfonso-jimenez/

-
A atividade física, fator-chave que reduz o risco de sofrer cancro
O professor Alfonso Jiménez salienta que a prática regular ...
-
Agora, mais que nunca, queremos acompanhá-lo para que tenha uma vida saudável
Faça o download gratuito do nosso guia de recomendações ...
-
Proteja-se de sofrer um acidente coronário.
As doenças relacionadas com o sistema circulatório são uma ...
-
O exercício protege-o contra a osteoporose
Descubra os benefícios que o exercício físico programado traz ...
-
Exercício regular para evitar doenças coronárias
A atividade contínua é altamente benéfica para a prevenção ...
-
O exercício regular ajuda-o a melhorar os seus níveis de colesterol
Um dos aspetos fundamentais para manter uma saúde cardiovascular ...
-
O exercício regular protege-o contra a possibilidade de sofrer um ictus (ou AVC)
Chama-se ictus a perturbação repentina no fluxo sanguíneo cerebral ...
-
O exercício regular favorece a sensação de bem-estar
Uma conduta ativa favorece e melhora a sensação de ...
-
A atividade física é fundamental para uma qualidade de vida melhor
Um estilo de vida ativo e saudável permite obter ...
-
A inatividade física reduz a qualidade de vida e a saúde
Uma redução drástica na quantidade e qualidade da atividade ...