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A obesidade o excesso de peso são consequências de um desequilíbrio energético

Um dos maiores desafios do século XXI

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  • DEZ

Doenças crónicas provocadas pela obesidade.

Atividade física e uma boa educação alimentar para a prevenção da obesidade.

A obesidade e o excesso de peso são consequências de um desequilíbrio positivo do balanço energético, ou seja, de uma ingestão calórica excessiva em comparação com o gasto calórico.

Um dos maiores desafios do século em que vivemos em saúde pública e economia será, tendo em conta o que dissemos em cima, o tratamento da obesidade, pois esta patologia atingiu aproximadamente 30% da população mundial, com tendência a atingir metade da população em 2030. 

Perante o aumento progressivo das pessoas com estilo de vida sedentário que acompanha outros hábitos que contribuem para uma composição corporal com uma percentagem de tecido gordo cada vez maior. Na verdade, não estamos perante uma mera questão de estilo de vida, como também de capacidade ou vontade de mudança, pois, por muito eficazes que possam ser as combinações de restrição calórica e exercício em comparação com o mero controlo da variável nutricional, 50% dos indivíduos que inicialmente perde peso recupera-o nos 12-30 meses seguintes, pelo que as intervenções para o tratamento da obesidade deveriam incluir um componente comportamental.

 

50% dos indivíduos que inicialmente perdem peso recuperam-no nos 12-30 meses seguintes. (H3)

 

Hoje em dia, existe uma base científica sólida para os benefícios da atividade física na prevenção e no tratamento de doenças crónicas entre as quais encontramos a obesidade e outras patologias associadas a ela.

  • Os níveis mais altos de atividade física associam-se a uma menor presença de obesidade.

 

  • E também a um menor risco de desenvolver hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, cancro da mama e depressão, assim como um aumento dos níveis de colesterol HDL e melhorias da função imunitária.

 

Os estudos mais eficazes do ponto de vista do tratamento da obesidade são aqueles em que se tratou não só desde o treino e a prática de atividade física, como também desde o controlo da alimentação e a educação nutricional.

E, para evitar recaídas, além de reduzir o peso e modificar positivamente a composição corporal do sujeito, devemos incutir hábitos saudáveis como:

  • O uso dos transportes públicos ou o deslocamento ativo na vida quotidiana.

 

  • A prática de diferentes métodos de treino, combinando resistência aeróbica e resistência muscular por exemplo, com treinos como o HIIT.

 

  • Alimentação saudável.

 

Por isso, GOfiter@, não nos cansaremos de lhe recordar a importância de manter hábitos saudáveis no seu dia-a-dia, para o ajudar a viver mais e melhor.

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