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Os melhores alimentos da estação do Inverno de acordo com os nutricionistas GO encaixam

Abacate, couve-flor ou couve portuguesa: os alimentos mais saudáveis da estação do Inverno

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  • DEZ

Descubra os alimentos mais saudáveis para encher os seus pratos no Inverno

As baixas temperaturas significam abacate, pinhões ou couve-flor.

Com a intensa descida das temperaturas torna-se necessário ter alguns cuidados: É importante manter-se hidratado, uma vez que o frio intenso reduz a sensação de sede, e é ainda importante optar por frutas e legumes da época, que pelas suas características nutricionais não pode deixar de incluir na sua alimentação.

Deixamos-lhe de seguida alguns exemplos destes alimentos de inverno e os seus benefícios:

  • Abacate: Rico em vitamina C, E e B2. É ainda rico em ácidos gordos monoinsaturados, os quais ajudam na prevenção das doenças cardiovasculares. No entanto, por ser rico em gorduras boas, é um fruto bastante calórico. Pode ser consumido isoladamente, em saladas ou utilizado como molho.

 

  • Pinhão: Pobre em hidratos de carbono, rico em proteína, gorduras insaturadas, potássio, zinco, magnésio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B. Uma óptima sugestão para um lanche saudável, rápido e prático para levar consigo para todo o lado, devendo ser consumido ao natural, sem sal ou açúcar adicionado. Mas atenção ao seu consumo excessivo: Pode levar ao aumento do peso corporal por ser rico em gorduras.

 

  • Couve-Portuguesa: Rica em ácido fólico e vitaminas C e A, o seu consumo contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário. É ainda fonte de fibra, ajudando a aumentar a saciedade, no entanto o seu consumo excessivo pode causar flatulência e indigestão. Apesar de ser uma presença assídua na mesa de Natal, não deve ser esquecida no resto da sua época, entre Outubro e Maio. Pode ser consumida em sopas, cozida e ainda crua em batidos ou sumos.

 

  • Couve-Flor: Pobre em hidratos de carbono e rica em potássio, vitamina C,  fibra e água. É importante na prevenção de várias doenças crónicas, como cancros. Pode ser consumida em cremes, purés, assada no forno ou cozida.
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