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Mitos e realidades sobre os frutos

É bom ter fruta para o jantar?

  • 5
  • AGO

Tudo o que precisa de saber sobre este alimento que é tão benéfico para a nossa saúde.

Os benefícios da fruta.

Os benefícios associados ao consumo da fruta são indiscutíveis.

Devido à sua riqueza nutricional, a fruta é essencial para a saúde e, por isso, a Organização Mundial de Saúde recomenda que as pessoas consumam entre 3 e 5 porções de fruta por dia. No entanto, continuam a existir muitas dúvidas em relação ao seu consumo.

A fruta constitui um grupo alimentar com um elevado teor de fibra, minerais e vitaminas pelo que é fundamental para manter o trânsito intestinal regular, a saúde cardiovascular, a densidade dos ossos e a regeneração celular da pele.

A principal questão relacionada com a fruta surge quando é analisada a quantidade de frutose nela presente. Antes, vale a pena esclarecer em que consiste a frutose: açúcar presente naturalmente na fruta. Atualmente, a frutose é temida pela sua capacidade em induzir algumas alterações menos positivas como o aumento dos triglicéridos e a resistência à insulina. Porém, a fruta é a fonte mais inocente de frutose. O problema é a presença de frutose em diversos alimentos industrializados como bolos, refrigerantes, compotas, entre outros. Se a única fonte alimentar de frutose fosse a fruta, o seu consumo não parecia interferir com o perfil lipídico nem com o controlo glicémico.

A  frutose é digerida, metabolizada e convertida em glicose com o intuito de produzir energia.

 

Faz mal comer fruta à noite?

Durante o período noturno, as necessidades energéticas são bastante inferiores, pelo que a ingestão de alimentos ricos em frutose deve ser reduzida e adaptada aos objetivos individuais de cada pessoa.

Para tirar o maior partido dos benefícios associados ao seu consumo, opte por incluir a fruta ao pequeno-almoço, a meio da manhã e a meio da tarde.

 

Em caso de dúvida, procure sempre a ajuda do seu nutricionista!

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