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Opções saudáveis de lanche para levar para a praia

Deseja um almoço ou lanche saudável para a sua próxima viagem à praia?

  • 14
  • JUL

Crepes de espinafres, salada de camarão e manga, panquecas de milho com guacamole...

Desfrute de um plano familiar com uma boa refeição caseira na praia.

O regresso do bom tempo é sinónimo de mais idas à praia. Deste modo, planear o que comer num dia de praia é um desafio para muitas pessoas.

Como já devem ter reparado há pessoas que levam croquetes ou rissóis para comer na praia, há outras que levam tachos de comida, há as que levam apenas sandes, há as que levam apenas fruta, há as que não levam nada e compram bolas de berlim e gelados na praia, e por aí fora…

Há todo o tipo de pessoas e todo o tipo de comida para levar para a praia, umas mais saudáveis do que outras. No entanto, levar comida saudável para a praia não é uma tarefa difícil, o importante é preparar tudo no dia anterior ou no própio dia de manhã! O ideal é levar alimentos saciantes, nutritivos, de fácil digestão, fáceis de preparar e de transportar! Quais serão então as refeições mais saudáveis e práticas para levar para comer na praia? Deixamos-lhe de seguida algumas sugestões de almoços e lanches/ snacks e que  podem ser adaptadas aos gostos e necessidades individuais de cada um:

 

Almoço:

  • Crepe de espinafres: Junte ovo, espinafres e flocos de aveia e triture tudo com a ajuda da varinha mágica até obter uma mistura homogénea. Aqueça uma frigideira antiaderente e quando estiver bem quente verta o preparado, virando a meio do processo. Para rechear os crepes pode usar frango desfiado, ovo cozido e tomate cherry.
  • Sandes de atum: Pode optar por pão de mistura de trigo e centeio com atum enlatado ao natural, rúcula, cenoura e tomate. Se preferir pode alterar os ingredientes do recheio, mas tentando ter sempre uma fonte de proteína (Ex: Frango, perú, atum ou ovo cozido) e hortícolas.
  • Salada de camarão e manga: Junte alface, camarão, grão, manga, cenoura, cebolinho, amêndoas (Ou outro fruto seco que prefira, como pinhões ou nozes ou amendoins) e esprema o sumo da laranja por cima da salada. Se preferir pode alterar os ingredientes, mas tentando ter sempre uma fonte de proteína (Ex: Frango, perú, atum ou ovo cozido), uma fonte de hidratos de carbono (Ex: Feijão, grão, lentilhas, quinoa, massa integral ou batata doce) e hortícolas.
  • Cuscuz com frango e amêndoas tostadas: Coza o cuscuz e grelhe peito de frango e curgete e de seguida junte tudo e adicione amêndoas, cebolinho e tomate.

 

Lanche/ snack:

  • Espetadas de queijo mini mozarella e tomate cherry.
  • Ovo cozido.
  • Bolachas de milho ou de arroz.
  • Frutos secos e fruta fresca.
  • Palitos de cenoura com húmus.
  • Pudim de chia: Junte bebida vegetal, sementes de chia, flocos de aveia e morangos (ou outra fruta que gostar) num frasco com tampa, e deixe no frigorífico durante a noite. Depois é só tirar do frigorífico no dia seguinte quando quiser levar para a praia;
  • Gelatina de iogurte: Prepare gelatina sem açúcar, consoante as instruções da embalagem, e coloque no frigorífico a arrefecer. Depois de sólida corte aos cubos e juntes iogurte natural sem açúcar e pêssego aos cubos (Ou outra fruta a gosto), colocando novamente no frigorífico;
  • Panqueca de aveia: Junte ovo, flocos de aveia e banana esmagada e misture bem. Aqueça uma frigideira antiaderente e quando estiver bem quente verta o preparado e vire a meio do processo. Quando a panqueca estiver pronta polvilhe com canela;
  • Muffins de laranja e cenoura: Junte flocos de aveia, sumo e raspa de laranja, cenoura ralada e fermento em pó e triture tudo com a ajuda da varinha mágica, até obter uma mistura homegénea. De seguida leve ao forno 15 min a 180ºC em formas de silicone.

Agora que já tem mais ideias de refeições saudáveis e práticas para levar para a praia, não se esqueça de as manter sempre conservadas no frio numa geleira enquanto estiver na praia! Para além disso, o queijo mozarella e a gelatina devem ser os primeiros snacks a serem consumidos, uma vez que não resistem tanto ao calor, mesmo que estejam na geleira.

Por fim, não se esqueça de se manter hidratado durante todo o dia de praia! Para beber opte por água e evite os refrigerantes açúcarados, uma vez que estes últimos aumentam o risco de desidratação. Também pode optar por águas aromatizadas preparadas em casa, adicionando apenas um pau de canela ou limão aos cubos.

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