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Organize a sua semana para evitar comer alimentos insalubres

Prepare um menu semanal cheio de vitaminas, minerais, proteínas, fibras, tudo o que o seu corpo precisa!

  • 7
  • JUL

Uma lista saudável ajudá-lo-á a ter uma dieta completa.

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A organização da semana para evitar comer alimentos não saudáveis começa antes da ida às compras. É fundamental antes de ir às compras, elaborar uma lista de compras que inclua apenas os produtos necessários, e que não inclua snacks ricos em açúcares, gorduras saturadas e sal. De seguida mostramos uma lista com os produtos a incluir na lista de compras e os produtos a não incluir:

Alimentos a incluir na lista de compras:

· Lacticínios;

· Hortícolas;

· Fruta;

· Frutos secos (Ex: Amendoins, nozes, cajus…);

· Cereais integrais (Ex: Centeio, espelta, aveia...);

· Batata doce;

· Leguminosas (Ex: Feijão, grão, ervilhas, lentilhas...);

· Carne/ pescado/ ovos/ tofu.

 

Alimentos a não incluir na lista de compras:

· Barras de cereais;

· Bolachas;

· Cereais de pequeno-almoço açúcarados;

· Batatas fritas;

· Queijos secos amanteigados;

· Carnes processadas (Ex: Fiambre, bacon, salchichas...).

 

Para além disso, durante as compras, é fundamental:

· Levar a lista de compras para saber exatamente o que comprar e reduzir a probabilidade de adquirir outros produtos não saudáveis;

· Efetuar compras com calma e tempo para realizar escolhas informadas e conscientes;

· Ler os rótulos dos alimentos que pretende comprar, analisando a informação nutricional e a lista de ingredientes.

 

Já em casa, poderá ainda destinar algumas horas do seu dia para preparar as suas refeições para a semana, poupando tempo durante a semana e assim ter a certeza que não vai cair em tentação quando chegar cansado depois de um dia de trabalho, não tiver nenhuma refeição preparada e tiver vontade de recorrer a refeições rápidas como pizas ou hamburgueres.

As refeições que confeccionar em casa podem ser armazenadas no frigorífico ou no congelador. Tenha atenção que os alimentos já cozinhados que contenham carne, peixe, hortícolas, ovos, ou a sopa têm uma durabilidade de cerca de 3 dias no frigorífico. Por isso, se as sobras não forem consumidas até 3 dias, devem ser congeladas, e deste modo duram entre 2 a 5 meses no congelador . Assim, poderá congelar as sobras em doses individuais, para aumentar a sua durabilidade e consumir mais tarde.

E agora, já se sente mais preparado para organizar a sua semana para evitar comer alimentos não saudáveis?

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