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Resoluções de Ano Novo Saudável

10 dicas para alcançar os seus objectivos saudáveis de 2021

  • 23
  • DEZ

Em 2021, continue a cuidar da sua saúde através de uma boa nutrição e actividade física.

Em 2021, viver mais e melhor com GO fit.

Hábitos saudáveis para 2021

Com o aproximar do fim do ano, surgem novas resoluções para o novo ano que se avizinha.

 

No entanto, é verdade que nem sempre conseguimos cumprir as resoluções de ano novo, ou perdemos a motivação alguns meses depois. Como fazer para aumentar a sua motivação e conseguir adquirir hábitos saudáveis?

 

Comece por pensar nos objetivos que quer atingir no novo ano (Por exemplo diminuir gordura corporal ou aumentar massa muscular), no porquê de querer atingir esses objetivos (Por exemplo, por questões de saúde ou a nível estético) e em quanto tempo gostaria de os atingir. Por fim, defina o que vai fazer para atingir esses objetivos (Por exemplo, o que vai mudar na alimentação ou que exercícios vai praticar).

 

Para o ajudar a inspirar-se nas suas resoluções de ano novo, deixamos-lhe de seguida 10 dicas para uma vida mais saudável em 2021:

 

1. Não se culpe pelos excessos dos últimos meses: Este foi um ano atípico, as rotinas de muitos pessoas alteraram-se e foi preciso adaptarmo-nos. No entanto, estamos sempre a tempo de retomar um estilo de vida saudável. Foque-se nos seus objetivos e comece a criar novas rotinas saudáveis;

 

2. Não salte o pequeno-almoço: Esta refeição vai ser fundamental para lhe dar energia e o deixar saciado durante a manhã;

 

3. Mantenha-se hidratado: Pode optar por água simples ou infusões de ervas sem adição de açúcar;

 

4. Inicie a refeição principal do almoço e do jantar com sopa de legumes;

 

5. Evite o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, como carnes processadas (Ex: Carnes fumadas, salsichas, bacon...), refeições pré-confecionadas, queijos secos/amanteigados, manteigas, margarinas e batatas fritas;

 

6. Evite o consumo de alimentos açúcarados, como bolos, bolachas, doces, produtos de pastelaria, gelados, chocolates, rebuçados, gomas, fruta em calda, fruta cristalizada e refrigerantes;

 

7. Prefira alimentos ricos em fibra, importante da regulação do trânsito intestinal e aumento da saciedade, tais como:

  • Cereais integrais (Ex: pão de mistura/ integral/ sementes/ centeio ou flocos de aveia);
  • Hortícolas (Ex: Sopa de legumes e legumes e saladas no prato);
  • Leguminosas (Ex: Feijão, grão, ervilhas, favas...);
  • Fruta.

 

8. Evite o consumo de bebidas alcoólicas;

 

9. Reduza o consumo de sal, substituindo-o por ervas aromáticas;

 

10. Mantenha-se fisicamente activo: Pratique no mínimo 150 minutos de atividade física por semana.

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