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Dicas para se manter hidratado no verão

A hidratação, fundamental para combater os incómodos causados pelo calor estival

  • 10
  • AGO

Que o verão não lhe pese

Siga estes conselhos para enfrentar as suas férias da melhor maneira

Com a chegada do calor, devemos estar mais atentos à nossa ingestão de água, pois é o maior componente do nosso organismo e há muitos fatores que, no verão, podem contribuir para a desidratação: prática desportiva, temperatura ambiental, humidade e inclusive o tipo de roupa que usarmos.

Aponte estes conselhos para se manter hidratado e não pagar uma fatura cara, este verão.

  • Água sempre à mão. Leve consigo uma garrafa de água para lhe facilitar manter uma ingestão suficiente durante o dia.
  • Prepare água com sabor. Outra opção muito interessante é preparar água com sabores, como substituto dos refrescos ou sumos comerciais, cujo teor em açúcar costuma ser bastante elevado.
  • Não espere por ter sede para beber água. Um dos primeiros sintomas de desidratação é a sensação de sede. Se não se lembrar de beber, pode criar um alarme no telemóvel ou no relógio, que o avise periodicamente para ingerir líquidos.
  • Consumo adequado de verduras e frutas. A fruta e as verduras são compostas maioritariamente por água, por isso, não só nos hidratam, como nos alimentam.
    • Levar para a praia ou para o trabalho recipientes com melancia ou melão cortados, levar gaspacho ou beber sumo de tomate, podem ser boas opções.

Recupere o líquido perdido. É importante controlar o estado de hidratação durante o dia, sobretudo se tiver realizado uma 

  • prática desportiva intensa, tiver suado muito ou depois de um longo dia de praia. Uma das formas mais simples de medir a hidratação corporal é examinando a cor da urina. Se a sua cor for amarela clara ou transparente, a hidratação é adequada, mas se o tom for mais escuro, semelhante à cor do chá, é necessário aumentar a ingestão de água.
  • Evite o consumo de álcool, pois tem um efeito diurético e desidrata. Cuidado especialmente com o consumo de álcool depois da prática desportiva.

 

 

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