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Tudo o que precisa de saber sobre a formação Tabata

Prepare-se para a formação mais rápida e eficiente

  • 19
  • AGO

Porque é que é tão eficaz?

Quatro minutos intensos que se podem fazer em qualquer lugar.

Atualmente, no setor, o método TABATA ou, pelo menos, o seu conceito, está completamente difundido, mas, hoje, queremos mostrar-lhe o que é exatamente, para que poderá usá-lo no seu treino e que benefícios/risco pode ter nos seus objetivos.

 

O método TABATA, como tal, é um método de treino criado pelo Dr. Izumi Tabata, do Departamento de Fisiologia e Biomecânica do Instituto Nacional de Fitness e Desporto da cidade de Kanoya em Japão, em 1996. O seu objetivo era conseguir um treino supra-máximo para os seus atletas e criou um sistema baseado em:

 

  • 8 séries de 20 segundos de trabalho “all-out” / 10 segundos de recuperação passiva.

 

Ou seja, quatro minutos de treino totais.

 

Em princípio, este método só está pensado para o trabalho em remo, mas rapidamente se difundiu a sua realização praticamente para qualquer exercício.

 

Por que é que é tão eficaz?

 

Por vários motivos: o primeiro é que, como vimos em posts anteriores, um treino intervalado de alta intensidade (HIIT) gerará uma dívida alta de oxigénio, o que nos levará ao efeito EPOC e, consequentemente, a um consumo calórico maior. Isto torna-o muito atrativo para quem quer reduzir a percentagem gorda a curto-médio prazo, além de devido à sua simplicidade de uso.

 

Outro motivo pode ser que, sendo um treino de ALTA intensidade, o comportamento endócrino (hormonal) também será muito positivo, libertaremos testosterona ou estrógenos, dopamina, catecolaminas… ou seja, daremos um “shot” hormonal ao nosso organismo, o que pode ser muito positivo para o nosso rendimento.

 

Também o torna atrativo para quem tem pouco tempo diário para treinar, pois a sua realização demorará quatro minutos do seu dia, além de que pode realizá-lo em qualquer sítio ou com qualquer movimento ou exercício; o resultado será sempre o mesmo: intensidade alta, fadiga muscular e dívida de oxigénio (desde que dê os seus 120% em cada ronda).

 

Embora seja certo que isto é assim, também devemos estar conscientes da complexidade da fisiologia do corpo humano; por treinar quatro minutos, as adaptações que ocorrerão serão a longo prazo, por isso, no GO fit, temos uma aula que tira o melhor partido do método TABATA à 5x4.

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